Como proteger (ao máximo) seus dados no Facebook

Rede social está em xeque após notícia sobre uso indevido de dados de 50 milhões de usuários

O Facebook está em xeque desde que foi noticiado, no último fim de semana, que a empresa de consultoria Cambridge Analytica teria violado dados de 50 milhões de usuários da rede social.

O escândalo fez com que parlamentos do Reino Unido e da União Europeia convocassem o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, para dar explicações. O escândalo também fez com que ações da companhia caíssem na bolsa, recuando 2,6% nesta terça. Segundo o jornal ‘O Globo’, a companhia perdeu quase US$ 50 bilhões desde que o caso veio à tona.

De acordo com o Gizmodo, os dados são utilizados por terceiros por meio de autorizações concedidas quando conectados aplicativos ao Facebook, desde logins no Spotify a testes para compartilhar na timeline, como o “como você seria se fosse do gênero oposto” – que viralizou na rede social em fevereiro. Neste caso, o aplicativo tinha acesso ao nome, foto de perfil, data de nascimento, fotos publicadas, lista de amigos e informações de contato.

O problema principal é que nós sabemos muito pouco sobre como estes dados pessoais são utilizados. Por isso, enquanto reguladores ainda não definem limites para este uso, usuários devem tomar cuidado. Como sabemos que sair da rede social nem sempre é uma opção, é mais que necessário proteger (ao máximo) a sua conta.

Primeiro, verifique as permissões de aplicativos, que você pode encontrar nas Configurações da rede social (aquela setinha voltada para baixo, localizada na barra superior). Clique em Aplicativos, na barra lateral esquerda. Confira os aplicativos autorizados e clique no X junto ao nome das plataformas que você não utiliza mais.

Outra opção é não deixar que estes apps acessem as suas informações. Para isso, edite estas permissões nas configurações do Facebook. Clique no botão Editar, localizado na caixa Aplicativos, sites e plug-ins. Depois, selecione Desativar Plataforma.

Por fim, lembre-se sempre de ler (com atenção) os termos de uso, descritos na política do desenvolvedor. Caso não tenha tanto tempo para ler o texto, vale a pena procurar por “palavras chaves” como “dados”, “redes sociais” e “mídias sociais”. Para facilitar a busca pelos termos, faça a combinação de teclas Ctrl + F ou Command + F.

Share this...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *